Notícias

Fique por dentro das novidades da fábrica e do mercado

Setor produtivo discute indicação geográfica para cachaça

23/11/2014

   
 

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reuniu-se nesta quinta-feira (20/11) para discutir a proposta de indicação geográfica em âmbito nacional para o produto. O objetivo é garantir uma identificação genuinamente brasileira para a bebida para exportá-la para outros países.

 


O último encontro do colegiado em 2014 ocorreu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. A presidente da Câmara Setorial, Margareth Rezende, explicou que a medida visa assegurar o acesso da cachaça nacional a mercados como a União Europeia, que exige a indicação geográfica como critério para consumir o produto.

“Precisamos garantir que outros países não exportem a cachaça no nosso lugar, dizendo que o produto é deles”, disse a presidente. A proposta de indicação geográfica nacional vem sendo discutida entre governo setor privado. Hoje, as indicações geográficas são regionais, o que garante que a bebida produzida em regiões como Parati (RJ) e Salinas (MG) seja exportada.

 



O representante da CNA no colegiado, Múcio Fernandes, lembrou que um dos mercados consumidores da cachaça brasileira é o norte-americano, graças a um acordo entre os dois países. No entanto, ele defendeu a indicação geográfica nacional para ampliar o consumo da bebida. “É uma forma de assegurar ao consumidor o alto padrão de qualidade da cachaça”, afirmou.

Ao final do encontro, ocorreu o lançamento do livro “Caipirinha: Espírito, Sabor e Cor do Brasil”. A publicação, escrita em português e inglês, contém histórias e curiosidades sobre a bebida tipicamente brasileira, além de dicas e receitas de preparo e consumo. O livro é de autoria de Jairo Martins da silva, consultor da Câmara Setorial. O lançamento foi seguido de coquetel para degustação de diversas marcas de cachaça.

 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br

 

http://www.cenariomt.com.br/noticia/406665/setor-produtivo-discute-indicacao-geografica-para-cachaca.html

© Todos direitos reservados.